Empreendedor de Sucesso: Alexandre Costa.

A ideia da Cacau Show surgiu na Páscoa de 1988, quando Alexandre Tadeu da Costa, com 17 anos, revendeu uma encomenda de 2 mil unidades de ovos de 50 gramas, mas ao chegar na fábrica, descobriu que a empresa não produzia aquela gramagem. Para honrar o compromisso, optou fazer por conta própria. Comprou matéria prima, contratou uma senhora que fazia chocolates e assim, após três dias de trabalho, com jornadas de 18 horas, o pedido foi entregue conforme o prometido.

O lucro desta encomenda, aproximadamente 500 dólares, Alexandre utilizou como capital inicial para criação da Cacau Show. No início a empresa estava sediada em uma sala do seu pai. O empresário tem orgulho em dizer que, durante toda a trajetória do seu negócio, em nenhum momento, contou com capital externo ou empréstimos bancários.

A primeira loja da Cacau Show nasceu no fim de 2001, tendo um crescimento rápido, no ano seguinte já eram 18 pontos de venda padronizados com a identidade da empresa. Em poucos anos já totalizavam 230 unidades, tornando a Cacau Show, a maior rede de chocolates finos do Brasil em número de lojas.

Em 2005, Alexandre foi condecorado com o prêmio Melhor Franquia do Ano. Em 2008, a Cacau Show ultrapassou a norte-americana Rocky Mountain e tornou-se a maior rede de lojas de chocolates finos do mundo. O império estava formado, mas os planos de Costa continuavam: sua meta era chegar ao final de 2010 com mil lojas no Brasil. E conseguiu. Hoje, a empresa conta com mais de 2 mil franquias em todo o País.

A fábrica, instalada em 2006 em Itapevi, possui 70 mil m². Com cinco fábricas – quarto no estado de São Paulo e uma no Paraná – e uma produção de mais de 12 mil toneladas de chocolate ao ano, a Cacau Show está em constante inovação e é uma especialista em trufas.

Instituto Cacau Show

Fundado em 24 de dezembro de 2009, em Itapevi (SP), o Instituto Cacau Show tem o objetivo de promover serviços, programas, projetos de proteção básica e direitos sócios assistenciais por meio de atividades educacionais, culturais, ambientais, esportivas, jurídicas e profissionalizantes, atingindo todas as faixas etárias.

Fazendas Cacau Show

Em setembro de 2011, Alexandre Costa adquiriu três fazendas de cacau em Linhares (ES). As aquisições têm como objetivo suprir primeiro, a qualidade e a quantidade de produtos da marca. Com isso, Alexandre expande sua atuação, tornando-se um “empreendedor do campo” e conduz a elaboração do chocolate desde o plantio até o consumidor final.

3 ingredientes do sucesso Cacau Show

Mas nem só de frases de efeito e força de vontade vive uma ideia bilionária. Alexandre conseguiu ver a oportunidade em algo que seria capaz de fazer, e fez. “Trinta anos atrás, o mercado de chocolates era dividido apenas entre aquele artesanais muito caros e os “massivos”, baratos, mas com menos qualidade. Eu criei uma proposta com boa matéria prima e preço mais acessível”, diz. Esse é, segundo ele, o primeiro ingrediente indispensável da Cacau Show: o produto.

Em segundo lugar, cita o design. “ Para que pagar direitos autorais se eu posso criar minha própria marca?”, questiona, mostrando produtos infantis da linha. “Tem que gastar menos e usar a criatividade. A falta de recursos é o melhor alimento para a criatividade”, continua. Para ele, um design diferenciado é essencial na fidelização e aumento do tíquete médio do cliente.

Por último, mas não menos importante, Alexandre acredita na cultura interna de sua empresa como um diferencial. “Salário, décimo quarto, bônus. tudo isso é muito pouco”, lista. “O que eu quero é fazer bem para a vida do funcionário, me aproximar dos franqueados e transformar o ordinário em extraordinário, através das pequenas coisas”.

Conte sempre com o conhecimento de um profissional para lhe auxiliar na tomada de decisões e também nas estratégias em diversas áreas de sua empresa. Procure os serviços da ActionCOACH e entenda tudo o que um Business Coach pode proporcionar para sua empresa.

Fontes: SuaFranquia.com, Infomoney e SeuSucesso.com

coaching-grátis

2018-09-09T09:27:09+00:00

Leave A Comment