Coach Empresarial além da empresa.

Poderia apoiar-me na informação, na preparação técnica e no conhecimento que tenho da atividade para relatar o que é ser coach empresarial, mas prefiro fazê-lo de forma simples e sem os recursos do cientificismo que o tema suscita.

Alguém já procurou a ajuda de um coach? Cuidado, você pode tropeçar num. Hoje temos coaches para todas as necessidades. Coach de Vida, Coach para Emagrecimento, Coach para ser Mãe, Coach do Amor, Coach Espiritual, Executive Coach, Coach Empresarial, dentre outros.

Veja a que ponto chegou a banalização dessa atividade: “Não é necessária formação superior para ter uma carreira de sucesso. Tenha uma renda entre R$ 10.000 e R$ 60.000 mensais…” e assim continuava a oferta de formação em coaching. Havia algum tempo que essa banalização me incomodava. Até em novela o assunto é tratado.

Isso levou-me a escrever sobre o assunto. Algumas empresas de formação dizem ter certificado mais de 30.000 profissionais. Onde eles estão e o que fazem? Quantos teriam condições de oferecer um serviço de qualidade e que realmente gere resultados para os seus clientes?

Nos Estados Unidos a indústria do coaching é a segunda em maior crescimento nos últimos anos. E no Brasil não deveria ser diferente. O propósito deste artigo não é dizer o que está certo ou errado. Mas dizer o que faz um Coach Empresarial. O coach deveria ser um profissional que desenvolveu a arte de melhorar o resultado dos outros. No nosso caso, melhorar o resultado dos negócios dos empresários.

E como é possível melhorar os resultados dos negócios?

O coach empresarial, além de sugerir ferramentas de gestão empresarial que facilite o processo decisório, ajuda os seus clientes a mudar comportamentos e hábitos. Se mudar hábitos, muda-se a forma de fazer as coisas e, por conseguinte, mudam-se os resultados.

Nesta semana encerramos um programa de coaching empresarial que durou dois anos e meio e o cliente relatou os maiores benefícios que ele teve em ter sido acompanhado por um coach empresarial, durante esse período:

“ Cresci pessoal e profissionalmente. Melhorei o controle do tempo. Planejamento das estratégias de marketing e de vendas. Melhorei na seleção e retenção de pessoas. Delegações das atividades desenvolvidas anteriormente (trabalhava 14 a 18 horas diárias e o serviço não rendia).

Hoje, dedico mais tempo para a área estratégica da empresa do que na área operacional. E essa atividade não passa de 8 horas e não necessito estar todos os dias na empresa. Na área pessoal ganhei mais qualidade de vida. Não trabalho mais nos finais de semana e feriados. Arrumei tempo para viagens de férias com a família e estar com meus pais e meus sogros.

Tinha uma Loja, hoje tenho duas e tomei coragem para montar a terceira, bem como realizar outros investimentos que me gerem renda passiva. Arrumei mais tempo para dedicar-me ao meu filho”.

O maior trabalho de um coach empresarial é ajudar o coachee a definir um objetivo claro e ajudá-lo na sua realização, de forma que justifique investir tempo e dinheiro no processo de coaching. E isto implica a produzir pequenas mudanças em hábitos e comportamentos – com intervenções periódicas, no nosso caso semanal – necessários para bem realizar os papéis que desenvolve na empresa, no jeito de desempenhar tais papéis e acompanhá-lo na busca de adquirir novos conhecimentos e novas práticas, para se transformar numa nova pessoa, com resultados melhores.

Para tanto o coachee deve esperar do seu coach empresarial:

  1. Alguém rigoroso que o mantenha focado no que é importante.
  2. Alguém preparado para ajudá-lo a responder as questões mais difíceis.
  3. Alguém que tenha a expertise e experiência no mundo dos negócios e que, de preferência, tenha vivido a experiência de ser empresário.
  4. Ferramentas, novas ideias, táticas e estratégias de vendas, lucro, fluxo de caixa previsível
  5. Materiais de apoio.
  6. Um plano de ação para a empresa, alinhado com a sua vida pessoal.
  7. A perspectiva de fora de um profissional isento e interessado no seu sucesso.
  8. Elogios, se for bem, e as providências que couberem quando não for bem.
  9. Além de um suporte que se mantenha atualizado.

Por outro lado, o seu coach empresarial não será:

  1. Alguém que o deixará você ir sem fazer o que precisa ser feito.
  2. Um guru, ídolo ou operador de milagres.
  3. Um funcionário que você poderá demitir.
  4. Um consultor para assuntos diversos.
  5. Alguém a quem você possa esconder coisas, ou ter agendas ocultas.

Este é o tipo de ajuda que a maioria dos empresários bem-sucedidos têm buscado. E as informações que eles buscam a respeito do profissional é a sua experiência, a sua formação, a sua estrutura e suporte que pode oferecer aos empresários e os resultados que seus clientes obtiveram.

Não temos a pretensão de esgotar o tema, mas de subsidiar os empresários e pessoas de outras ocupações, com alguma informação para que, ao escolher um coach empresarial, saiba o que ele pode contribuir para melhorar o resultado da sua empresa. Lembre-se, o investimento em coaching deve ter retorno e o mesmo deve ser medido.

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O Coaching é um treinamento que funciona como um acelerador de resultados para empresas. O objetivo é sempre gerar uma mudança de mentalidade para que as metas empresariais possam ser alcançadas.

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Conheça o autor e coach do artigo:

Sizenando Alves de Carvalho

Sobre-actioncoach

2018-09-18T13:31:32+00:00

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