Como contratar os melhores talentos.

Descubra algumas práticas para contratar e manter os melhores talentos em sua empresa.

O ex-presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, disse numa ocasião que “Um homem inteligente é aquele que sabe o suficiente para contratar pessoas mais inteligentes do que ele” e nessa frase resumiu uma premissa básica de negócios: Selecione os melhores para a sua organização.

Se você contratou pessoas que não atendem aos padrões do cargo para o qual você está empregando, ou não se destacam por suas qualidades, é mais provável que a organização tenha dificuldades em alcançar as suas metas e objetivos.

Agora, como contratar os melhores talentos sem errar na tentativa?

1 – A pressa é uma má conselheira: não deixe a pressa preencher uma vaga, pressionar ou influenciar a decisão, ao contratar talentos. Utilize o tempo necessário, trate a estratégia, projete a entrevista, planifique as perguntas, envolva outros membros da equipe nas consultas.

Lembre-se de que o escolhido será parte de sua organização, e, portanto, mais cedo ou mais tarde, pode ajudá-lo a contribuir para decidir ou determinar o presente e o futuro da sua empresa.

2 – Sua empresa não é uma instituição de caridade: embora sua família seja sua pedra fundamental, às vezes você comete o erro de dar a oportunidade a um membro da sua família, de entrar em seu negócio, porque, por exemplo, a pessoa não conseguiu obter um emprego, e então você decide “ajudá-lo”, sem sequer perceber se essa pessoa conhece ou não o perfil da posição que você está procurando preencher.

No caso de esta pessoa não ter um bom desempenho e você precisar repreendê-la ou mesmo demitir, acredite em mim que, sendo da família, torna-se muito mais difícil. Por isso, convido você a manter sempre o foco no melhor perfil. Lembre-se de que a familiaridade pode prejudicar o profissionalismo na contratação. Não contrate quem você possa ter dificuldades para demitir.

A contratação de um talento é estratégica para o futuro do seu negócio.

3 – Nem todas as recomendações são boas: no afã de encontrar rapidamente a pessoa para o cargo vago que você tem no seu negócio, você pede aos seus aliados que o recomendem alguém. Esta alternativa traz seus riscos, porque o fato de que uma pessoa trabalhou de forma eficiente em outro negócio, não significa que, automaticamente, funcionará de forma adequada ou ideal no ambiente de trabalho que você oferece.

4 – Valores: você deve certificar-se de que o candidato profere os valores do seu negócio. Portanto, você deve dedicar tempo e esforço para escrever, explicar e divulgar os valores em que sua equipe de trabalho deve operar para que, juntos, atinjam os objetivos de sua empresa. E essa garantia é obtida usando os testes apropriados, selecione aqueles que detectam os valores com os quais os candidatos se identificam.

5 – Investigar: solicite referências e aproveite o tempo para investigar, fazer as chamadas necessárias, verificar as informações fornecidas pelo requerente.

6 – Tempo de Experiência: Você deve garantir que todos os novos funcionários sejam submetidos à adaptação e treinamento adequados e, nos termos de seu contrato, estabeleça um período de experiência, um período que lhe permitirá avaliar se essa pessoa é a melhor pessoa para o cargo. Definitivamente, o tempo é o melhor aliado e conselheiro durante todo o processo de contratação de seus funcionários.

7 – Avaliação: Avalie constantemente o desempenho de sua força de trabalho. O processo de análise de novos colaboradores traz, e é positivo, a possibilidade de analisar comparativamente com o desempenho dos atuais membros da equipe. Nós nos perguntamos quem está contribuindo com a “milha extra” ou quem está abaixo das expectativas e oferece um desempenho fraco.

A conclusão lógica dessa análise é fazer os ajustes necessários, sempre com o objetivo fixo para melhorar o desempenho da equipe e com ela, melhorar a rentabilidade do nosso negócio.

Aproveite o tempo que julgar necessário para contratar um talento estratégico para o futuro do seu negócio. Lembre-se que familiaridade e pressa não são compatíveis com profissionalismo e excelência.

Texto traduzido e adaptado pelo Business Coach Sizenando Alves de Carvalho do artigo de Maria Ines Moran.

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Conheça o autor e coach do artigo:

Sizenando Alves de Carvalho

Sobre-actioncoach

2018-09-18T13:32:50+00:00

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